Caracterização da escola

"Sou o que sou
porque vivo da minha maneira...
Você procurando respostas olhando pro espaço,
e eu tão ocupado vivendo...
Eu não me pergunto,
Eu faço!"
                                     Raul Seixas





DADOS CADASTRAIS DA ESCOLA

Unidade escolar: Escola Sizaltina Silveira Souza Fernandes
Endereço: Rua São Francisco S/N- Bairro Otávio Camóes
Telefone: (77) 3262- 1199 e 3261 - 4358 (orelhão)
E-mail: Sizaltina_fernandes@Hotmail.com
Blog: http://escolasizaltina.blogspot.com/
Cadastro no MEC/Inep: 29282837
Autorização de funcionamento: Portaria 559/97- Diário Oficial: 12/12/1997
Modalidades de ensino: Ensino Fundamental nível II
Turnos de funcionamento: Matutino e Vespertino
Quantitativo de alunos: 491




HISTÓRICO:

A Escola Sizaltina Silveira Souza Fernandes foi criada durante a gestão do então prefeito Michel José Hagge Filho, em 03/08/1987 através do Decreto de criação nº 1.368 . Iniciou suas atividades com um quadro de 12 professores e 365 alunos. Nessa época o Bairro Otávio Camões começa a se desenvolver e carecia, portanto de mais uma escola para atender a demanda do Ensino Fundamental, nível I, daí a construção do prédio.
Com o crescimento rápido dos bairros do entorno a demanda do nível 2 era grande e isso fez com que a escola incluísse a 5ª série. Com o passar do tempo o nível 1 ficou apenas no noturno, sendo que até os dias atuais o atendimento diurno é destinado apenas aos alunos do 6º ano (5ª série)..  A escolha do nome foi em homenagem a profª Sizaltina pelo fato da mesma ter sido uma das primeiras professoras do município e ter realizado um trabalho realizado um trabalho significativo na educação pública.

  
No ano de 2010 a demanda para a matricula no Ensino Fundamental I aumentou e a Secretaria de ducação resolveu locar os alunos dos  3º, 4ª e 5º anos das escolas próximas para o espaço da Escola Sizaltina e por consequência, locar os do 6º ano no espaço onde funcionava a antiga Escola Estadual Otávio Camões.
O prédio antigo foi reformado e adaptado e iniciamos o ano letivo 2011 com uma nova cara.
 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA:

O espaço físico da escola é composto por sete salas de aula bem arejadas,e iluminadas adequadamente , uma secretaria, uma sala para professores e outra para direção e coordenação,, um depósito para gêneros alimentícios, outro para material de limpeza e um almoxarifado. e outro para material de limpeza, uma sala de leitura, um pátio coberto e uma quadra de esportes com arquibancadas, um banheiro para portadores de necessidades especias, banheiros masculinos e banheiros femininos e banheiro para os funcionários, uma sala de SOE e uma biblioteca. Além disso, a escola é bem equipada com recursos audiovisuais, computadores e eletro-eletrônicos.



 
PERFIL DOS ALUNOS E DA COMUNIDADE DE ENTORNO:

Os alunos matriculados na escola na faixa etária de 09 a 18 anos são oriundos em maioria, de famílias de baixa renda e moradores dos bairros que circundam o prédio, cujos pais são funcionários da empresa Vulcabrás Azaléia e as mães que não estão lotadas nessa empresa calçadista, são empregadas domésticas ou donas de casa. A maioria dos alunos está inserida no Programa Bolsa Família do Governo Federal e uma pequena parcela é oriunda de escolas particulares pelo fato dos pais não terem mais condições de pagar as mensalidades das escolas privadas.


A comunidade do entorno são na maioria formada por famílias carentes, cujos pais são assalariados e encontram dificuldades para criarem os filhos. Apesar das dificuldades algumas famílias conseguem ascensão e desenvolvem um padrão de vida mais elevado, porém não conseguem acompanhar devidamente os filhos por falta de tempo.
 Os bairros próximos à escola são pequenos e por isso o Parque Poliesportivo da Lagoa, Cartão postal da cidade está situada nas proximidades da mesma.


MISSÃO:

Assegurar um ensino de qualidade, contribuindo para a constante melhoria das condições educacionais da comunidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos, conscientes e capazes de agir na transformação da sociedade, num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.

VISÃO:

A unidade escolar tem como visão fazer da escola uma extensão da família e da comunidade, prezando pelo bom desempenho da equipe e valorizando o ser humano em sua totalidade, no preparo para o exercício da cidadania. Um espaço que prime sempre pela melhoria da qualidade no atendimento a todos os que necessitarem dos seus serviços.

VALORES:

A comunidade escolar tem como valores:

a) Qualidade:

Visando uma educação de qualidade pretende-se promover um espaço escolar vivo, flexível e dinâmico que se relacione com o que faz parte da vida dos alunos, através de um funcionamento qualificado em todas as ações e meios de executá-las.

b) Respeito:

Reconhecendo que tudo que acontece no espaço escolar faz parte do processo educativo, percebe-se a importância da escola na construção de valores para que o aluno compreenda a cidadania como participação social e política. Questões fundamentais como respeito e solidariedade para com o outro, assim como o exercício de direitos e deveres, são adotados no dia-a-dia. Atitudes de solidariedade e cooperação, respeitando o meio ambiente, o outro e exigindo para si o mesmo respeito devem ser estimuladas, como formas de garantir uma sociedade melhor.

c) Igualdade:

A escola é o principal condutor no processo de transmissão do saber social, dos conhecimentos, dos valores, das práticas e de tudo que permite uma convivência solidária e produtiva. Assim, no desejo de alcançar uma sociedade mais justa, a educação das novas gerações é priorizada quando oferece oportunidades iguais para todos.
d) Autonomia:

A autonomia é uma capacidade a ser desenvolvida pelos alunos, e seu desenvolvimento se dá em função de uma prática educativa exercida coerentemente com essa finalidade. Refere-se à capacidade de fazer escolhas e de posicionar-se. A autonomia do aluno em relação à construção do conhecimento depende do desenvolvimento da autonomia moral e emocional, que envolve auto-respeito, respeito mútuo, segurança e sensibilidade. Portanto, cabe a escola buscar extensão aos diferentes campos de atuação para que os alunos possam desenvolver estas atitudes aprender os procedimentos adequados a uma postura autônoma que será alcançada por meio de investimentos sistemáticos ao longo de toda a escolaridade.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP):

O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi construído em 2008 e até então, não havia passado por processos avaliativos. Algumas das metas e ações programadas já foram realizadas ou se encontram em andamento, outras, não saíram do papel.. Daí chegar-se ao consenso depois de uma avaliação coletiva, da necessidade de reformulação do mesmo para contemplar as realidades vivenciadas no momento atual da escola. Para tanto se fez necessário a inclusão de todos os agentes da comunidade escolar em qualquer grau de representatividade, nos processos decisórios, tendo em vista a (re) elaboração do projeto, já que segundo as informações coletadas, não houve efetiva participação de todos na construção do PPP vigente.